domingo , 13 de outubro de 2024

Cuidado

25 de maio de 2023

DISLIPIDEMIA: GRUPO RECEBE ORIENTAÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA COMBATER O COLESTEROL

Na última sexta feira (19), o médico generalista Héliton Assis Alves e a nutricionista Vanessa Maschio, por meio da Prefeitura Municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria da Saúde, e cogestão da Associação Mahatma Gandhi realizaram o ‘Café com Prosa’ na UBS Alvorada.

O grupo se reuniu para entender o que é colesterol, como ele se desenvolve e os riscos que causa, além, de como evitar sua alteração.

Os pacientes puderam também apresentar suas dúvidas e ao final foram servidos com uma salada de frutas preparada pela equipe. Nos últimos anos, casos de dislipidemias se tornaram cada vez mais crescentes devido ao estilo de vida mais sedentário e hábitos alimentares ruins.

As dislipidemias são caracterizadas pela presença de níveis elevados de lipídios, ou seja, gorduras no sangue. Colesterol e triglicérides estão incluídos nessas gorduras, que são importantes para que o corpo funcione, sendo ele precursor de sais biliares, vitamina D e também utilizado na síntese de alguns hormônios. No entanto, quando em excesso, colocam as pessoas em alto risco de infarto e derrame.

Segundo o Ministério da Saúde, um dos motivos de alteração nos níveis de colesterol é a ingestão excessiva de gorduras saturadas e gorduras trans, as quais estão presentes em alimentos de origem animal e ultraprocessados.

Os tratamentos podem ser medicamentosos ou não. O mais indicado para manter os níveis de colesterol em equilíbrio é seguir uma dieta balanceada para reduzir os níveis de gorduras ingeridas, praticar atividades físicas, reduzir o peso e abandonar o hábito de fumar. Estilo de vida que deve ser contínuo, independente do uso de medicamentos.

A Associação Mahatma Gandhi apoia as medidas tomadas pelos profissionais, bem como os grupos de interação, para conscientizar, prevenir e tratar doenças.

Procure seu médico para que ele analise seu caso e o oriente sobre as formas de prevenção e de tratamento específicas.

Referências:

PFIZER – DISLIPIDEMIAS (2019). Disponível em: https://www.pfizer.com.br/sua-saude/coracao/dislipidemias. Acessado em 23 de Maio de 2023.

SBEM – 10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE DISLIPIDEMIA (2009). Disponível em: https://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-dislipidemia/#:~:text=A%20dislipidemia%20%C3%A9%20caracterizada%20pela,risco%20de%20infarto%20e%20derrame. Acessado em 23 de Maio de 2023.