domingo , 13 de outubro de 2024

8 de maio de 2023

SECRETARIA DA SAÚDE DE NOVO HORIZONTE-SP REALIZA ATENDIMENTO EM GRUPO ATRAVÉS DO NASF (NÚCLEO DE APOIO DA SÁUDE DA FAMILIA)

A Prefeitura Municipal de Novo Horizonte, através da Secretaria da Saúde com apoio da Associação Mahatma Gandhi, realiza atendimentos pelo NASF – Núcleo de Apoio da Saúde da Família, nas unidades básicas de saúde.

O NASF é formado por uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga, nutricionista e assistente social que além do atendimento nas UBS, realizam visitas domiciliares, destinadas à pacientes acamados ou domiciliados e atendimento em grupo.

No grupo de Saúde Mental e Dor Crônica, com a orientação de uma fisioterapeuta, os (as) pacientes fazem caminhada, alongamento e aprendem algumas técnicas para melhorar a flexibilidade e a mobilidade, melhorando o condicionamento físico e reduzindo a ansiedade e o stress.

Nesse encontro, através de dinâmicas elaboradas pelas profissionais, temas do cotidiano também são compartilhados entre as (os) pacientes, com assistência psicológica e nutricional.

A formação do grupo promove um exercício de interação entre os pacientes e suas experiências, formando assim uma comunidade.

“As atividades de grupo têm grande potencial de qualificar o cuidado, fortalecendo o vínculo entre o usuário e a unidade de saúde. Dessa forma, auxiliando a equipe a discutir melhor o cuidado com as pessoas (…) os grupos podem melhorar o acompanhamento das pessoas com problemas crônicos, podem prevenir doenças e ainda fortalecer a comunidade para o enfrentamento dos problemas (Soares e Ferraz, 2007)”.