O Centro Municipal de Castração de Novo Horizonte SP, através da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Associação Mahatma Gandhi, presta serviços ao município oferecendo castração aos animais dométicos, gatos e cachorros.
O serviço oferecido gratuitamente tem como objetivo assegurar a saúde e o bem estar dos animais, bem como, controlar a população desses. “A castração é um tema de extrema importância considerando que tais fatores interferem diretamente no meio em que vivemos e na saúde pública”.
A castração não só previne doenças como contribui para reduzir a quantidade de ninhadas indesejadas. Esses filhotes frequentemente acabam abandonados ou em situação de maus-tratos.
Entre diversos benefícios, a castração nas fêmeas diminui o risco de desenvolver câncer de mama. Inclusive, esse risco diminui drasticamente quando as cadelas são castradas antes do primeiro cio, não produzindo o hormônio causador do câncer.
No macho, não é diferente, a castração evita o desenvolvimento do câncer de próstata. Além de deixá-lo menos agressivo, pois perde a necessidade de marcar território.
A imagem a seguir mostra o que em uma ninhada de 12 filhotes pode chegar a números surpreendentes após dez anos de procriação ininterrupta.
Fonte: American Humane Association.
A Associação Mahatma Gandhi contribui e destaca a importância da conscientização da saúde e dos cuidados com os animais, e o papel importante da sociedade nessa causa.
Os donos e responsáveis interessados em castrar o seu animal de estimação precisam entrar em contato, de segunda a sexta feira, das 7h às 17h, no centro de castração para cadastra-los. Assim que chamados, passam por uma avaliação de saúde pelos profissionais veterinários. O responsável pelo animal recebe as orientações devidas quanto à preparação que antecede o procedimento. E então, se aptos, o animal passa pela cirurgia.
Hoje, para melhor atender, a equipe conta com dois médicos veterinários e uma auxiliar de veterinária. As instalações são adequadas às necessidades dos profissionais e dos animais garantindo a segurança dos mesmos.
Todas as dúvidas devem ser esclarecidas com o médico veterinário que orientará devidamente sobre o procedimento e seus efeitos.
Esse artigo tem como intuito, tão somente, levar informação e conscientizar a população.
Referência: